- dezembro 03, 2019
Professor: Wanderley Paes
A milenar sabedoria oriental estudou com muito esmero o mecanismo dos chamados corpos sutis, que, embora não visíveis dentro do alcance do espectro da visão comum podem ser visualizados através da 3ª visão (Ajña) ou suas funções percebidas através dos efeitos correspondentes no físico e de aparelhos confeccionados para este fim.
Chakras: Denominação sânscrita para os centros convergentes de energia, que são percebidos em forma de Rodas quando em repouso e semelhantes a Flor de Lótus quando pulsantes.
Tais centros fluem e refluem, através de canais conhecidos como “Nadis” (semelhantes aos meridianos da acupuntura) captadores e transmissores de energias cósmicas e telúricas.
Curso: Neste curso o aluno aprenderá a captar a essência da sabedoria deixada de forma escrita pela literatura sagrada da Índia, como os Upanishads e Mundaka, além de receber a parte do conhecimento que é passada exclusivamente na forma oral, como fazem na tradição hebraica. Aprenderá os conceitos da subdivisão dos 7 centros, o eixo central “Shushuman” que é ladeado por “Píngala” (Yang) e “Ida” (Yn) tal qual as serpentes do Caduceu de Hermes (Mercúrio).
Antes do aluno se deparar com quaisquer exercícios para o desenvolvimento dos Chakras, você deve cuidar da verticalidade física, corrigindo nossa postura (se preciso for recorrendo a técnicas como Pilates ou RPG), pois assim estaremos evitando males físico e disfunções energéticas. Através dos “Pranayamas”, aprendemos como aperfeiçoar nossa respiração segundo a sabedoria oriental, que divide a mesma em: Completa, Profunda e Rítmica – limpando os “Nadis” com a substância solar conhecida como “Prana”.
Referência textual: Wanderley Paes e Introdução da apostila: Desenvolvimento dos Poderes dos Chakras